ENTENDA COMO PERSONALIZAR E TER O SEU CRIADO-MUDO COM DESIGN EXCLUSIVO!

Posted on
CAPA-criado-mudo-comoda-freijó-quarto-madeira-maciça-personalizada

Quando pensamos em criado-mudo sabemos que é um móvel indispensável, é ele quem acomoda nossos pertences pessoais, luminárias, controles e outros objetos que queremos ter fácil acesso quando deitados em nossas camas.

Sem dúvida, um criado-mudo móvel é bastante versátil já que você pode deslocar para limpeza, passagem de fios extras que não estavam planejados bem como mudar de ambiente ao longo do tempo.

Nosso conceito é te trazer exatamente isso, um móvel personalizado para você e suas necessidades, na dimensão correta para o seu ambiente, funcional, duradouro, na cor ou madeira que você mais gosta e com design exclusivo, onde você pode escolher todos os detalhes e até mesmo transformar futuramente

criado-gaveteiro-vermelho-cabriolet-personalizado

Criado-Mudo 45 Cabriolet Vermelho

Mas, como escolher o criado-mudo certo para você e para o seu projeto? Bom, primeiro a gente tem que entender um pouco mais sobre esse móvel queridinho em toda casa!

UM POUCO DE HISTÓRIA…

Você sabe de onde veio o nome criado-mudo??

Diferente do que a maioria das pessoas imagina, o nome Criado-Mudo surgiu no século XVIII na França com o rei Luís XV. A monarquia estava cansada dos tantos criados indagadores e fofoqueiros que passavam a ser considerados uma intromissão na intimidade (inclusive nas traições reais rs) da família. Foi então que começaram a criar diversas invenções para manter os criados mais distantes, entre elas criou-se um elevador de alimentos (monta carga), que foi chamado de Criado-Mudo, por não falar e também não ver, mantendo a privacidade.

“…Outro invento desta época – que também se destinava a manter os criados a distância – foi o pequeno elevador manual que servia para transportar comida entre os andares da casa. Seu nome, dumb-waiter (traduzido literalmente como “criado-mudo”), era muito adequado.”

RYBCZYNSKI, W. CASA: Pequena História de uma Ideia. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record 2002 – Pág. 97.

Muitos anos depois, Mario Prata fez uma crônica bem humorada sobre o criado-mudo, o móvel da casa que guarda todos os nossos segredos, mantendo o mesmo sentido histórico de preservar a nossa intimidade.

“…Estava indo para o chão com tudo dentro. E não existe nada mais indiscreto do que uma gavetinha de criado-mudo de um homem que mora sozinho. Ou mesmo que não more. Ali você vai jogando coisinhas, papéis. Coisas, enfim. Coisas que só tem um destino na vida: a gavetinha do criado-mudo.”

Confira na integra a crônica do Mario Prata aqui:
https://marioprata.net/cronicas/foi-o-criado-mudo-quem-contou

criado-mudo-curva-palito-freijo-quarto-sala-moveis-luxo-personalizada

Criado-Mudo 60 Curva Palito Freijó

Agora que já está mais claro a importância de fazer uma boa escolha para o criado-mudo que vai acompanhar seus dias, segue nossas dicas práticas para montar um perfeito para você!

Para criar seu criado-mudo você pode escolher: as dimensões, o tipo de caixa, número de gavetas, nicho, prateleira, pernas ou pés, a cor, a madeira e o acabamento.

ESCOLHA A DIMENSÃO

Meça o espaço que sobra entre a cama e a parede e sempre dê um respiro para o criado de 10cm ou mais, quando possível.

DEFINA A ALTURA

Meça a altura da sua cama, nossa sugestão é que a altura ideal do criado-mudo seja entre 5cm abaixo ou até 5cm a mais da altura da cama. O tolerável seria 10cm, para quem quiser um móvel com mais gavetas.

criado-mudo-alturas-decoração-moveis-luxo-arquitetura

Veja nossas indicações de alturas aqui:
https://www.movemovel.com.br/alturas

DEFINA A FUNÇÃO

Veja se será só um apoio para cama ou se terá dupla função, por exemplo ser um apoio e penteadeira ou mesa de trabalho. Aí você decide se quer gavetas ou gaveta e prateleira ou se precisa apenas de uma mesinha.

DEFINA O ESTILO

CAIXAS

As nossas caixas são feitas com design contemporâneo que se encaixa facilmente em qualquer tipo de decoração. A estruturação aparente e marcada é uma forte característica da nossa marca!

movemovel-move-movel-criado-mudo-caixas

Tipos de caixas: Reta, Curva ou Oval. Todas podem ter 1 ou mais gavetas, gaveta + nicho, gaveta + prateleira, gaveta + porta, porta, nicho + porta, entre outras combinações.

Obs: Gavetas ou Portas podem ser lisas, ripadas ou ranhuradas.

criado-mudo-quilha-cruzada-colorido-quarto-moveis-luxo-madeira-maciça

E por que não brincar com as pernas, cores e tipos de caixas? Nós fazemos a simulação 3D para você escolher!

PERNAS

As pernas são com toda certeza a marca registrada dos nossos móveis. Projetadas com design exclusivo e com diferentes inspirações, elas trazem o diferencial definitivo para o seu móvel.

Para saber mais sobre o nosso design de pernas é só clicar aqui:
https://www.movemovel.blog.br/as-pernas-da-move-movel/

movemovel-move-movel-criado-mudo-pernas

Tipos de Pernas e Pés: Quilha, Quilha Cruzada, Taco, Taco Slim, Palito, Cabriolet, Reto, Reto Inclinado, Banco, Banco Estica, Bilro, Zen, e outros.

Dica: As dimensões do seu móvel e do seu espaço serão o guia para escolha do modelo da caixa e de pernas ou pés.

COR OU MADEIRA?

criado-mudo-decoração-madeira-maciça-personalizada

Esta é uma escolha bastante pessoal que vai depender da decoração do seu ambiente, da sua personalidade, da sua preferência entre cores, tonalidades e também da sensação que busca. Trabalhamos com as madeiras nobres e certificadas Jequitibá e Freijó (ambas com tons médios que não cansam com o tempo) e com todo o catálogo de cores da Sayerlack, você com certeza vai achar a sua cor!

COMO ESCOLHER O ACABAMENTO?

Alguns materiais são mais indicados que outros dependendo do uso, do local, da decoração ou do gosto pessoal.

Separamos aqui, de forma resumida, os pontos essenciais que devem ser levados em conta na hora de personalizar o seu móvel.

– Verniz PU Acetinado para madeira

criado-mudo-quilha-cruzada-freijó-quarto-decoração-moveis-luxo-arquitetura-interiores-madeira-maciça-personalizada

Criado-Mudo 60 Quilha Cruzada Freijó

Protege os móveis de madeira e impermeabiliza contra água e resíduos não abrasivos que possam cair nele bem como previne riscos leves.

Indicação: Ambientes internos e externos (madeira maciça) com pouco ou alto nível de uso.

– Laca Fosca

criado-mudo-reto-jequitiba-branco-quarto-decoração-moveis-luxo

Criado-Mudo 40 Reto Jequitibá Branco

A pintura na laca fosca tem melhor acabamento quando feita em peças de MDF. Seu efeito é sem brilho, o que deixa a peça com ar sóbrio e diferenciado.

Indicação: Ambientes internos com pouco ou médio nível de uso.

– Laca Acetinada

criado-taco-azul-sala-quarto-office

Criado-Mudo 60 Taco Azul Dois Tons

Assim como a maioria das pinturas em laca, seu acabamento fica ainda mais refinado quando feito em peças de MDF por serem lisas e uniformes deixando a pintura em realce. A Laca Acetinada possui semi-brilho, é o meio termo perfeito pra quem não gosta de muito brilho mas procura destacar as cores no ambiente!

Indicação: Ambientes internos com pouco ou médio nível de uso.

– Laca Brilhante

criado-mudo-quilha

Criado-Mudo 55 Quilha Cruzada Branco

Para melhor efeito, a pintura laca brilhante costuma ser feita também em peças de MDF, buscando alcançar um acabamento liso e uniforme com brilho sofisticado que valoriza a peça.

Indicação: Ambientes internos com pouco ou médio nível de uso.

– Laca Especial

criado-mudo-quilha-cruzada

Criado-Mudo 50 Quilha Cruzada Melancia

A Laca Especial é uma exclusividade nossa,essa pintura é feita diretamente na madeira maciça ou compensado de madeira natural preservando os veios da madeira que ficam levemente visíveis sob a pintura. Ela pode ter brilho ou semi brilho e também ser feita em todas as cores, o resultado é elegante e bem mais resistente ao atrito do que as demais.

Indicação: Ambientes internos e externos (madeira maciça) com pouco ou alto nível de uso.

Veja mais sobre os nossas opções de acabamentos clicando aqui:
https://www.movemovel.com.br/acabamentos

Ufa! Agora que o mais difícil já foi, vamos para a parte divertida e projetar seu novo criado-mudo!

Você já sabe o passo a passo de como personalizar seu móvel, então é só escolher o que mais gosta e nos enviar que fazemos a simulação 3D para a sua aprovação!

Nos mande mensagem pelo WhatsApp que orçamos para você.

Entregamos em todo o Brasil.

WhatsApp: (11) 99394-6153 ou (11) 97094-6153

Instagram: @movemovel

E-mail: contato@movemovel.com.br

Telefone: (11) 3667-0648

Ateliê Conceito: Praça Vilaboim, nº 160 – Cj 4 – Higienópolis – São Paulo.