PALHINHA E MADEIRA MACIÇA, UMA COMBINAÇÃO DE SUCESSO!

Posted on
CAPA-Move-móvel-movemovel-cama-cabeceira-palhinha-madeira-maciça-jequitiba-freijo

Os móveis em madeira maciça com a palhinha artesanal criados para o projeto de interiores do escritório AeA Arquitetura funcionam em perfeita harmonia com o clima, a vegetação e natureza do local.

A utilização de materiais naturais é uma grande tendência atual, tanto pela durabilidade, pela preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente e também pela necessidade de se conectar mais com a natureza em busca de um pouco de tranquilidade em meio a correria do nosso dia a dia.

A PALHINHA INDIANA ARTESANAL

A palhinha é uma fibra natural milenar originária da Índia que, quando trançada, era muito utilizada para a confecção de cestarias para facilitar o armazenamento.

Sua utilização se encaixou super bem no clima tropical brasileiro e começou a compor os espaços residenciais e comerciais sendo muito utilizada durante o período modernista em móveis das décadas de 1950 e 1970.

Essa tendência retornou com tudo compondo diversos móveis, trazendo leveza, naturalidade, resistência e não ficou restrita ao mobiliário artesanal, mas também está presente em elementos arquitetônicos, em paredes e acessórios.

Nos móveis, a tela perfurada da palhinha, além da beleza também permite ventilação preservando os itens, auxilia na visualização do interior, facilita o uso de aparelhos eletrônicos via controle remoto sem que precisem ficar expostos, entre outras coisas e, com muito charme, a palhinha cria um ponto de destaque artístico agregando valor ao espaço.

Curiosidade: A cadeira Thonet é referência em mobiliário com uso da palha indiana e grande responsável por popularizar o uso da palhinha no ocidente.

GIF-3D-Move-móvel-movemovel-cama-cabeceira-madeira-maciça-palhinha-artesanal

O PROCESSO ARTESANAL

A madeira maciça é o único material que pode ser usado como estrutura para fazer a trama da palhinha por ter resistência a tração.

O processo começa pela confecção da peça em madeira maciça na marcenaria, onde haverá um rebaixo na espessura do fio nos locais definidos pelo artesão da palhinha e será feita a lustração.

Após essa etapa, nas mãos do artesão começa o desenho da trama, fazendo perfurações com distâncias milimétricas entre elas em todo rebaixo da madeira e então inicia-se a trama que pode levar dias dependendo da dimensão.

GIF-Move-móvel-movemovel-cama-cabeceira-palhinha-artesanal-madeira-maciça-jequitiba-freijo.

O artesão Paulinho neste vídeo está trançando no desenho hexagonal uma cabeceira na palhinha cor crua.

Ele leva em torno de 3 a 4 dias para a obra estar pronta e então voltar para a marcenaria para montagem final do móvel.

O trabalho desses artesãos, aos poucos, se torna mais escasso com a facilidade da tecnologia. Esperamos que no futuro ainda tenhamos esses profissionais e que seu conhecimento e habilidade sejam ensinados às novas gerações.

A ESCOLHA DO FIO PARA CONFECCIONAR A PALHINHA E SEUS CUIDADOS

A palha indiana natural é feita da palmeira Rattan ainda utilizada nas confecções e restaurações de móveis, porém tem pouca maleabilidade e resistência a umidade.

No mercado surgiram outras opções com fios mistos como a Palhinha Indiana Fibra Celulósica com Aramidas, que é mais flexível para fazer a trama, tem maior durabilidade e resistência a umidade, facilitando também na hora de limpar e na manutenção.

Obs.: Para fazer a limpeza basta passar um pano macio seco.

COMBINANDO A MADEIRA MACIÇA COM A PALHINHA ARTESANAL

Na criação dos móveis, unir elementos de origem natural é uma combinação perfeita!

Nossos olhos, já acostumados com a junção desses elementos na natureza, nos trazem inúmeras sensações benéficas e capazes de nos transportar para outros locais ou mesmo tornar nosso ambiente mais aconchegante.

Nós valorizamos muito o trabalho artesanal, formamos uma equipe com verdadeiros artistas da madeira maciça e da palhinha, todos envolvidos com muita dedicação e cuidado para criar um design contemporâneo diferenciado!

Move-móvel-movemovel-cama-mesa-cabeceira-palhinha-madeira-maciça-jequitiba-freijo

CRIAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO DO SEU MÓVEL

A maleabilidade da palha indiana permite a produção de peças com curvaturas e flexíveis.

Existe um mundo de possibilidades no uso dessa fibra natural para criação dos móveis com madeira e palhinha como: portas, gavetas, cabeceiras de camas, bancos, entre outros.

GIF2-3D-Move-móvel-movemovel-banco-cama-mesa-de-cabeceira-madeira-maciça-palhinha

Gostou de algum modelo de móvel e quer personalizar com a palha indiana?

É só nos chamar no WhatsApp, vamos adorar criar com você!

Quando você compra um produto artesanal, você compra muito mais que um produto e sim uma obra de arte que nunca será igual!

Para ver nossos modelos de camas com palhinha disponíveis para compra imediata é só clicar aqui.

Quer personalizar ou está em dúvida de qual modelo ou cor fica melhor no seu ambiente? Nos envie uma mensagem pelo WhatsApp e veja todas as possibilidades!

Entregamos em todo o Brasil.

Agende sua visita pelo WhatsApp para atendimento presencial e venha conhecer nosso Ateliê Conceito!

WhatsApp:  (11) 99394-6153  ou (11) 97094-6153

Instagram:  @movemovel

E-mail: contato@movemovel.com.br

Ateliê Conceito: Praça Vilaboim, nº 160 – Cj 4 – Higienópolis – São Paulo.